sábado, 7 de agosto de 2010

Casa da Vó.

Tudo começou com uma reforma em casa. A ordem era fazer as malas, lacrar os armários e passar 10 dias sem pisar lá.

Primeiro pensei: Que que vai ser de mim por 10 dias longe do meu armário, das minhas coisas, dos meus cosméticos, do meu computador, livros, roupas?! Depois me ocorreu que eu tinha que resolver onde iria ficar.

Decidido, uns dias na casa da vó.

Bendita escolha.

Percebi que eu tinha que fazer este post, quando me deparei comigo, sem opção de escolha, atrasada pra ir trabalhar, assentada ao sol na varanda da casa, com minha vó enxugando meus cabelos com a toalha, porque: “secador faz mal pro cabelo, sua toalha não seca direito e senão você pode pegar um resfriado.” Demais pro meu coração de tão linda.

Casa de Vó é diferente.

Na casa da Vó, minha mãe não consegue brigar comigo, porque cada vez que ela tenta, minha vó intervém: “deixa a menina, Ana Maria”.

Na casa da Vó “os morangos são os maiores que eu já vi ”. Com certeza pelo tamanho são cheios de agrotóxicos, mas eu nunca vou deixá-la saber disso.

Na casa da Vó a gente come e não engorda. E ainda ‘faltou comer a banana pra melhorar as câimbras do pé, a laranja pra pele ficar boa e o queijo pros ossos ficarem fortes.’

Na casa da Vó, de manhãzinha, durante o banho, é possível ouví-la dizer com Bob – o cãozinho: “Tiú, tiú, quer tomar um pouco de sol?” E a pergunta é feita com a doçura de criança que espera resposta.

Na casa da Vó, no fundo do armário do banheiro tem um pedacinho de papel velho escrito: “ Chá de camomila, duas gemas, duas colheres de suco de limão. Bata tudo e passe no rosto pra deixar a pele bonita.”

Na casa da Vó, na sala de televisão tem um aparelho de ginástica, que ela comprou pra fazer as caminhadas que o médico mandou. E nunca usou, mas ‘tem que falar que usa, porque senão me xingam”.

No casa da Vó dentro do box do chuveiro tem sabonete phebo e shampoo sem sal, que só serve mesmo pra Vó, porque meu cabelo e minha pele não agradeceram.

Na casa da Vó têm tias, primos e primas todo dia. Pra brincar de salão e casinha e fazer reunião de família.

Na casa da Vó, quinta feira é dia de assistir o programa do Padre Fábio. E descobrir que o cara é culto, inteligente e espiritualizado. [desfazendo pré-conceitos]

Na casa de Vó tem relógio de pêndulo, daqueles que badalam de uma em uma hora, seja dia, tarde ou madrugada.

Na casa da Vó tem um murinho com pouco mais de 50 cm, que eu me lembro bem que na infância parecia o maior muro de todos.

Na casa da Vó tem a maior paz do mundo e o maior amor do mundo também. Acho que todo mundo devia ter o direito de morar uns dias na casa da vó.

É, no fundo queria reformar a casa mais vezes.

Sem falar que tiraram tudo. Desmontaram armário, cama, sofá e tudo mais. Depois volta tudo outra vez, de um jeito diferente. Energias renovadas, recolocadas, reformuladas. Nada melhor.

A propósito, minha mãe é igualzinha à minha vó. Sorte dos meus filhos. Sorte minha também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...